sexta-feira, 23 de abril de 2010

Convites


Os convites para casamento íntimo, com até trinta pessoas, podem ser feitos por telefone. Para maior número de convidados há a necessidade de um convite impresso.
O convite para casamento deve ser simples: folha única ou dupla, variando a qua-lidade do papel (opaline, tela, linho ou vergê), nacional ou importado, de acordo com o gosto, de preferência branco ou creme.

Deve constar impresso, geralmente em tinta preta e manuscrito, em cima à esquerda o nome do pai, e logo abaixo (na outra linha) o da mãe da noiva. Na mesma direção, à direita, o nome do pai e na linha de baixo, o da mãe do noivo.
Segue-se abaixo a frase: "Convidam para a cerimônia religiosa de seus filhos" e, para casamentos mais formais, deve-se usar "têm a honra e convidar", quando a cerimônia for na igreja, ou "têm o prazer de convidar", quando for na casa de um dos noivos. Mais abaixo, à esquerda, o nome da noiva, a conjunção "e" no centro, e na mesma linha à direita, o nome do noivo. Ainda mais abaixo: data, hora, igreja e local. Enfim, à esquerda e à direita, respectivamente, os endereços dos pais da noiva e do noivo.
Importante:
No convite para cerimônia formal, a data e a hora devem estar escritas por extenso;
Quando se tratar de casos especiais, ou de noivos não muito jovens, o convite deve ser feito pelo casal;
Pode-se mencionar o ministro que dará a benção nupcial, quando este for sacerdote de hierarquia;
Embora o convite deva ser simples e clássico, pode-se optar pelo uso de relevo, com outras cores de tintas (verde musgo, grafite e marrom), monogramas com relevo a seco ou hot stamp, lacre ou selos para fechamento;
Na impossibilidade de se convidar todos para a recepção - o que seria o mais correto - um pequeno cartão impresso pode ser anexado, mencionando que ela acontecerá após a cerimônia. Cite também o lugar, com o R.S.V.P. (Respondéz S'ilvous plait) bem abaixo. Caso a festa se estenda a todos, o texto será indicado no convite.
Os envelopes deverão ser sobrescritos à mão, de preferência por um calígrafo ou por alguém com boa caligrafia.
Tratamento
Evite as expressões Ilustríssimo e Excelentíssimo, nem por extenso nem abreviado, exceto quando o protocolo assim exigir, pois elas caíram em desuso. Só são admitidas para príncipes, sacerdotes da igreja ou chefes de Estado. Para bispos, use Sua Excelência Reverendíssima; no caso de um chefe de Estado, use Sua Excelência; para um príncipe, Sua Alteza ou para um juiz, Meritíssimo. Em qualquer um dos casos, deve-se escrever por extenso.

Para uma senhora, quando se usa o nome de batismo, diz-se Dona. Exemplo: Dona Maria da Silva Fagundes, e nunca Senhora Maria da Silva Fagundes. Ou então, quando dirigido ao casal, Senhor Luis da Silva Fagundes e Senhora; Senhor Luis da Silva Fagundes e Família. O convite deve ser dirigido à família quando há filhos menores de idade e solteiros. Para filhos maiores de idade, envie convites individuais.
Entrega
Os convites deverão ser entregues em mãos, com antecedência de quarenta e cinco a trinta dias do casamento. Se precisar enviar o convite pelo correio, deverá ser usado um segundo envelope para endereçamento, acompanhado de um telegrama. Nunca use um envelope de plástico para entregar um convite em mãos. Considera-se inadequado constar o nome da mãe ou do pai falecido, seguido da expressão in memoriam. Neste caso, não se coloca o nome do falecido no convite. Entretanto, abre-se exceção para o falecimento recente da pessoa.
Você vai encontrar no mercado inúmeras opções de design, tipo de papel, fontes, enfim, um mundo de opções para que o convite de seu casamento seja único.
Os papéis mais utilizados são: colorplus, character, marrakech, martelado alemão, geoline e outros. Eles variam quanto à textura, gramatura, cor e brilho.
Os tipos de impressão também variam bastante, assim como os preços. Então, antes de escolher o modelo de convite, pesquise um pouco para não estourar o orçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário