sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

40 Dicas para Economizar no Casamento

O Guia de Casamento montou uma seleção de 40 dicas para ajudar você a economizar nos preparativos do seu casamento. Mas você não precisa seguir à risca todas elas. Veja a primeira parte da lista
Veja algumas sugestões que poderão tornar seu casamento mais em conta. Você não precisa seguir à risca todas elas. Além disso, poderá criar suas próprias soluções. Mas cuidado com exageros, não invente de fazer o próprio penteado e arranjo, se não tiver habilidade para isso. São apenas dicas para que você saiba que muito pode ser feito no desafio de tornar o sonho de uma vida possível.

Convites e RSVP

1. Se tiver habilidade faça seus próprios convites ou peça a um familiar ou amigo para fazê-los para você, ou...
2. Compre seus convites em lojas virtuais da Internet. Há várias opções. Você pode comprar diretamente do fornecedor.
3. Disponibilize um endereço de e-mail ou telefone para o RSV.

Trajes e produção

4. Em vez de comprar um vestido novo, opte pelo aluguel (nem que seja um Primeiro Aluguel) ou compre um vestido usado de lojas especializadas ou através de anúncios (pesquise nos sites de leilão virtual).
5. Considere um modelo da estação passada, de grife menos conhecida ou de estilistas menos famosos. Modelos da “última moda” costumam ser bem mais caros.
6. Se seu casamento for informal, por que não usar um traje nesse estilo, como um vestido de festa, um tailleur, etc.? Acessórios como arranjo de cabelo, luvas, etc. poderão dar um toque especial à roupa.
7. Com alguma habilidade você pode fazer o seu próprio véu ou arranjo de cabeça. O material está disponível em diversas lojas e armarinhos.
8. Em vez de smoking o noivo pode optar por um terno ou um modelo mais esportivo, em estilo diferente. Se não tiver um, alugue ou peça emprestado.
9. Economize também comprando sapatos mais simples ou em outlets. Qualidade e conforto são importantes, grife, nem tanto.
10. Produza você mesma seu cabelo e maquiagem. Peça a uma amiga, mãe ou madrinha para lhe ajudar. Com uma boa ajuda você poderá ter um Dia da Noiva mais simples em casa, mas que poderá deixá-la relaxada e linda.

Decoração

11. Use flores nacionais e da estação. Elas são lindas e custam bem menos.
12. Compre flores direto de fornecedores e monte seus próprios arranjos, se tiver jeito para isso.
13. Utilize velas em vez de rosas nos arranjos.
14. Outra opção é, em vez de um arranjo de flores, utilizar apenas uma flor por mesa, num pequeno vaso com folhagens e outros complementos. Ou troque os arranjos por pequenos vasos com plantas.
15. Convoque amigas e madrinhas para ajudarem na decoração.

Lenbrancinhas

16. Faça lembrancinhas consumíveis, como sabonetes artesanais, chocolates caseiros, bombons ou bem-casados enrolados em tule, etc.
17. Compre produtos em atacadistas e faça as embalagens.

Transporte

18. Alugue um carro com modelo menos sofisticado - importados de luxo, clássicos e limusines costumas ser mais caros.
19. Veja se alguém tem um carro disponível mais adequado à ocasião e ao seu estilo (um sedan escuro, carro clássico, etc.). Um padrinho poderá ser o motorista.
Veja mais dicas para você economizar em seu casamento na próxima matéria.

Local

20. Case na chamada “entresafra de casamentos”. Evite maio, setembro, dezembro ou janeiro. Quem disse que agosto é o mês do desgosto? Para a noiva, agosto pode ser o grande mês da economia!
21. Sábado é o dia mais caro da semana para casar. Tente marcar o evento em um sexta-feira ou domingo.
22. Faça cerimônia e festa no mesmo lugar, como um buffet com área para cerimônia, sítio com capela ou igreja com salão de festas.
23. Escolha um local que não precise de muitos adornos extras, como um jardim.

Buffet

Economizando no Casamento - Parte II | Foto: Kriss Szkurlatowski24. Monte uma mesa de aperitivos para que todos se sirvam em vez de servi-los individualmente em casa mesa.
25. Mais uma vez, amigas e familiares poderão ajudar na elaboração do cardápio, aperitivos, bem-casados e sobremesas. Móveis e acessórios como talheres e louças poderão ser alugados à parte.
26. Em vez de almoço ou jantar, faça um brunch, recepção estilo “Bolo e Champanhe” ou coquetel mais informal.
27. Sirva os pratos no estilo americana ou franco-americano (self-service) em vez de à francesa ou à inglesa (na mesa), reduzindo o número de garçons.
28. Em algumas famílias americanas existe a tradicional “potluck reception” em que os noivos pedem aos convidados que levem os pratos do cardápio. Isto é indicado apenas para minicasamentos realmente bem informais. Se seus convidados estiverem “prontos” para essa experiência, será uma opção bastante econômica e divertida.
29. Em vez de sobremesas, sirva o bolo do casamento.
30. Decore o topo do bolo com flores, rosas ou frutas em vez de usar um topo de bolo tradicional ou utilize um topo de bolo (noivinhos) mais simples, desses que se compram em lojas de festas. Os personalizados costumam valer mais.
31. Limite os tipos de bebidas a vinhos, cervejas, refrigerantes, sucos e água. Evite drinks elaborados ou bebidas mais caras como whisky, champanhe, vodka ou licores importados.
32. Sirva as bebidas nos copos em vez de deixar as garrafas nas mesas.
33. Não se importe com o brinde com champanhe. O convidados podem brindar com qualquer bebida.

Música

34. Contrate o mesmo serviço de música para a cerimônia e recepção.
35. Contrate um DJ iniciante ou monte uma playlist e peça a alguém para manter o som funcionando.
36. Será que não existem um músico profissional na família?
37. Para a festa, compre adereços com perucas, óculos e boás, em lojas virtuais ou diretamente com fornecedores ou atacadistas.

Foto e Filmagem

38. Tenha pelo menos um fotógrafo e um cinegrafista profissional para o registro principal.
39. Escolha o pacote básico, com álbum e gravações editadas em DVD. Nisso não convém economizar muito, pois você não pode correr o risco de perder os melhores momentos do casamento.
40. Mas combine com a empresa que convidados e familiares também poderão registrar o evento com suas próprias máquinas. Para evitar confusão, defina antes quem poderá filmar e fotografar. Escolha quem tem os melhores equipamentos e mais experiência.
E não esqueça: a Internet poderá ser sua grande aliada para economizar tempo e dinheiro na hora de pesquisar profissionais e empresas. Consulte Guia de Serviços, que tem o sistema exclusivo de Multicotação. Siga todos as boas práticas na hora de escolher produtos e serviços, como colocar tudo em contrato, para evitar dores de cabeça e tenha um casamento maravilhoso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário