segunda-feira, 13 de junho de 2011

Como fazer da sua formatura um sucesso...


 Uma festa de formatura, e até mesmo, uma colação de grau, exige muitas providências e, mais ainda, muita responsabilidade. Por isso, para que ocorra tudo bem nesse evento tão aguardado, é preciso que a comissão de formatura seja formada por pessoas dispostas a encarar as dificuldades que possam surgir e também, a representar de forma correta, os interesses dos formandos. O papel da comissão é escolher os alunos que serão oradores e juramentistas, indicar um professor que se destaque para ser o paraninfo de todas as turmas, mesmo de cursos diferentes. Cabe a comissão também, escolher professores homenageados, um por curso, indicar um patrono, que normalmente é uma personalidade de destaque na área profissional dos formandos.

A Presidente da comissão de formatura do Curso de Direito, da Universidade Potiguar, Jaciane Maria de Souza Cavalcante Raulino, dá algumas dicas para se formar uma boa comissão e fala um pouco de como o membro da comissão deve agir. “Idoneidade moral, companheirismo, força de vontade, altruísmo, paciência e perseverança, são características pessoais mínimas que todos os integrantes devem possuir para que possam desempenhar um bom trabalho em benefício de todos os formandos. É importante as pessoas saberem que o membro da comissão deve ter em mente que a festa, o sonho também é dele, o dia mais esperado para comemorar a longa batalha vencida nos anos de estudo da Universidade, desta forma, nenhum obstáculo o impedirá de buscar e garantir a melhor festa de sua vida. Assim, os membros da comissão vão trabalhar com mais dedicação em busca de recursos para propor a todos tudo o que de melhor tem no mercado para abrilhantar a festa”, ressalta e complementa que a comissão deve transmitir segurança, confiança e boa integração de seus membros para a turma, que sejam parceiros, pacientes, persistentes e que reúnam forças de trabalho, unidos por um mesmo objetivo.

Já o vice-presidente da mesma comissão, Davidson de Carvalho Gurgel deixa uma mensagem para aqueles que acabaram de ingressar em uma comissão de formatura. “Os novatos deverão, o quanto antes, requerer voluntários entre os alunos, fazer votação em sala de aula e constituir uma comissão pequena. É importante dividir os membros pelos setores: presidência e vice, secretaria, financeiro e eventos. Abrir uma conta conjunta com dois ou mais membros confiáveis, de boa índole, sem cartão, para que os saques sejam feitos com a anuência de todos os titulares. Além disso, os membros da comissão devem começar a organizar os pagamentos dos formandos para que possam contratar os serviços para a formatura com antecedência, bem como, para que as parcelas não fiquem tão altas e pesem no bolso dos formandos, o que afeta o cumprimento dos contratos. Dou mais uma dica importante: buscar um bom cerimonial e, se possível, conversar com outras pessoas que já passaram por todo esse processo”, disse Davidson.

A participação dos formandos é fundamental para imprimir a personalidade da turma em todos os eventos da formatura, é o que enfatiza também, Davidson. “A comissão é a parte integrante de um todo e, por esse motivo, a turma exerce um papel de fundamental importância nas decisões gerais com relação ao buffet, decoração, convite, iluminação, banda e outros serviços essenciais à garantia do sucesso nos eventos. A comissão tem que conquistar a turma, fazer com que ela acredite no seu trabalho, sendo sempre sincera, correta e transparente. Com isso, fica bem mais fácil conseguir o aval da maioria para aprovação dos contratos e resolução dos problemas”, confirma.

Jaciane e Davidson explicam como resolveram entrar na comissão. “Quando sonhamos em realizar algo muito importante, imprimimos neste sonho, tamanho valor e significância que nos dispomos a fazer de tudo para termos a certeza que ele será concretizado. A partir daí, assumimos com bastante interesse, as responDavidson sabilidades impostas, sempre nos reunindo, firmando contratos, discutindo sobre eles e nos dispondo a trabalhar, até mesmo, nas férias, enquanto todos os outros formandos usufruem desse momento de lazer. Dessa forma, sobra força de vontade e perseverança para trabalharmos, mesmo que gratuitamente”, finalizam e comentam que o baile, nada mais é que o resultado de anos de reuniões, discussões, firmação de bons contratos e realizações conquistadas passo a passo, desde a arrecadação de verbas à contratação dos melhores prestadores de serviços do nosso Estado, os que estão sempre presentes em todas as grandes e boas formaturas. Procuramos atender os desejos e ouvir as opiniões de todos, sondando sempre o que será melhor para a turma, assim, com certeza, teremos elogios e reconhecimento de um bom trabalho realizado.
FONTE: http://www.guiaformandos.com.br/

ASSINATURAS QUE VALEM DINHEIRO


Dizem que o que não é citado no Google, não existe. Mas eis que encontramos um item que não é listado no site de busca e que muitos já utilizaram, outros desconhecem, e alguns têm uma vaga noção da sua função. Estamos falando do Livro de Ouro, ferramenta utilizada por comissões de formatura para alavancar fundos para tão sonhada festa. Para falar sobre o assunto, o Guia Formandos conversou com Júlio César, cerimonialista há 20 anos, que indica às comissões a ferramenta como instrumento de arrecadação de fundos, por ser bastante eficaz. ”Pessoas comunicativas possuem grandes chances de conseguir um número maior de assinaturas”, informa Júlio César.


Antes de aprofundar sobre o assunto, o profissional esclarece que existem outras formas de conseguir dinheiro para viabilizar a formatura, como as rifas, patronos, eventos científicos e as festas, eventos que ele alerta sobre riscos de prejuízos.
O sucesso de turmas com o livro despertou no cerimonialista um projeto inovador, que irá facilitar a vida das comissões e evitar dúvidas sobre como organizar o Livro de Ouro. “A dificuldade, o desconhecimento e a necessidade foram fatores que despertaram em mim a elaboração de um Livro de Ouro já preparado para que as comissões de formatura não se preocupem em como montar a historia e o que dizer sobre a turma”, explica Júlio que patenteou a marca Livro de Ouro e junto a Biblioteca Nacional conseguiu uma inscrição que o permite vender o livro com as especificações e explicações para o bom funcionamento da ferramenta. Em fase final, o projeto que está previsto para chegar às livrarias no mês de março.

Para o sucesso do Livro de Ouro, Júlio César orienta que a turma deixe um livro para cada grupo, pois as ramificações de cada um podem gerar grandes somas. Levar o livro para autoridades, família, amigos, parentes e políticos é a dica do profissional e sobre os valores a serem arrecadados depende única e exclusivamente do desempenho do responsável em passar o livro. Segundo o cerimonialista, já aconteceu de uma turma de Odontologia da UFRN angariar R$ 5.200,00 e que no interior, algumas comissões já ultrapassaram esta soma. Outro ponto importante abordado pelo profissional é que a funcionalidade do livro pode ser aplicada durante o decorrer do curso e não apenas deixar para ser utilizado no último semestre.

Adepta do recurso, a formanda Alaíde Pedrosa, presidente da comissão de formatura do curso Terapia Ocupacional da Universidade Potiguar, revela já ter visto o Livro de Ouro em outras turmas da Universidade e sabia da sua importância para arrecadar recursos. De acordo com a presidente, a estratégia utilizada pela comissão foi uma espécie de rodízio. “A cada semana o Livro ficava com um aluno diferente. Então este aluno tinha apenas esse período para conseguir algo, além de estipularmos um valor mínimo de contribuição e também uma multa diária por atraso, caso o aluno demorasse a passar o livro para o colega”, informa Alaíde. Questionada sobre o montante arrecadado, Alaíde Pedrosa, desconversa. “ Digamos que o suficiente para contratarmos excelentes profissionais para todos os eventos, aumentarmos o tempo da orquestra no baile e do DJ na aula da saudade, aumentarmos o número de senhas para cada formando e, por fim, para lidarmos com os imprevistos que apareceram”, finaliza a presidente da comissão.

FONTE: http://www.guiaformandos.com.br

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Festa de Debut... Rute Cedma



Realizado no ultimo Sábado dia 28 de Maio de 2011, no Salão de festas Paixão Recepções no Amarante - São Gonçalo - RN. Para 130 Convidados entre eles Amigos e Familiares. Foi uma festa muito agradável, emocionante e muito divertida. Iniciando aproximadamente às 21h e com termino entre 2h e 3h da manhã do dia 29 de Maio... Muito Show!!!







































Em breve fotinhas do evento!