quinta-feira, 29 de abril de 2010

Como Dividir as dispesas...

Tradicional questão: “Quem paga o quê num casamento?”
 
Apresentamos uma ideia mais actual das “obrigações” financeiras relativas a uma festa de casamento. Usualmente eram os pais da noiva a pagar o casamento, mas todos sabem que hoje em dia o mesmo já nem sempre acontece. A contribuição que cada casal de noivos pode ter, deve ser pensada e discutida com os mecenas que irão contribuir para um casamento mais ou menos extravagante.
Dependendo da lista de convidados do noivo e da noiva e do que os convidados de honra se propuserem a contribuir, podem realizar um casamento mais, ou menos, dentro do que sempre sonharam. A verdade é que embora os convidados sejam “obrigados” a oferecer um presente de casamento - mesmo que não compareçam ao mesmo -, já não se pode obrigar nenhum deles a oferecer especificamente seja o que for.
Hoje em dia é comum dividir a despesa por ambas as famílias dos noivos, ou mesmo pelos próprios noivos. Mais de 50% das noivas e noivos pagam uma grande parte do seu casamento; isto também significa que as velhas regras de que quem pagava as despesas de casamento era a família da noiva, estão cada vez mais em desuso. Apresentamos uma ideia mais actual de quem deve pagar o quê, para que possam apresentar estas ideias quando conversarem com ambas as famílias. Para tal devem programar uma reunião simpática - podendo mesmo ser um lance ou jantar na futura casa dos noivos -, onde devem reunir as duas famílias e discutir o orçamento do casamento.

Tradição actualizada

Noiva

  • Presentes para as madrinhas
  • Roupa do menino das alianças e meninas das flores
  • Papel e cartas para as notas de agradecimento
  • Programas de casamento
  • Livro de honra dos convidados

Noivo

  • Anel de noivado e alianças de casamento
  • Licença de casamento
  • Custas com o oficial do casamento
  • Fato do noivo
  • Presente para o padrinho
  •  Boutonnieres para o noivo, para os padrinhos e pais dos noivos
  • O bouquet da noiva

Noiva e Noivo

  • Banda ou Dj do casamento
  • Lua-de-mel

Família da noiva

  • Fotógrafo
  • Convites de casamento
  • Gestor ou designer do casamento
  • Vestido de noiva, sapatos, véu, maquilhagem, cabeleireiro, manicure
  • Igreja ou local da cerimónia
  • Flores da recepção e da cerimónia
  • Catering, bar, decorações da recepção, aluguer do local da recepção
  • Música
  • Transporte dos noivos e dos convidados

Família do noivo

  • Jantar de noivado ou outras despesas que sejam decididas

Madrinha

  • Festa de solteira

Padrinho

  • Festa de solteiro

Convidados

  • Despesas de deslocação e estadia

O mais comum

Família do noivo e da noiva

  • Catering e aluguer do espaço
  • Transporte dos noivos
  • Música
  • Fotógrafo

Noiva e Noivo

  • Indumentária do noivo e da noiva
  • Alianças
  • Flores e decoração dos espaços
  • Convites, cartões de agradecimento, programas de casamento
  • Lua-de-mel

terça-feira, 27 de abril de 2010

Como lidar com o noivo durante o planeamento do casamento?

Por vezes parece que o noivo não liga nenhuma ao planeamento do casamento, mas nem sempre o que parece o é.
Como os homens não são muito famosos por expressarem os seus sentimentos, e por vezes não se sabe bem o que lhes vai no pensamento, ficam aqui umas dicas para lidar com o noivo, envolvendo-o no planeamento do casamento.

 1. Diga ao seu noivo o que espera dele


Os homens não leem pensamentos e se pretende que o seu noivo participe no processo do planeamento do casamento, terá de lhe verbalizar certas coisas, nomeadamente o que espera que ele faça. Poderá achar que ele deve ser responsável por pesquisar a banda ou DJ, o fotógrafo, encontrar a lua-de-mel perfeita, alugar as cadeiras para a recepção, etc… mas diga-lhe o que espera que ele faça. O noivo também deve participar no planeamento do casamento e para que ambos se saibam organizar o ideal é dizer ao seu noivo o que espera que ele faça, e acredite que ele vai agradecer ao saber o que é esperado dele, em vez de apenas receber palavras vagas que o criticam por nada fazer. Coloque-o por dentro de todo o planeamento e, embora ache que alguns detalhes lhe serão indiferentes, partilhe-os na mesma com ele.

2. Deixe-o mostrar o seu estilo pessoal

O noivo também deve poder demonstrar o seu estilo no casamento; e se sonha com um noivo vestido de fraque, ele poderá ter uma opinião diferente sobre o assunto. Embora o sentido de estilo da noiva possa ser melhor que o do noivo e possa fazer-lhe sugestões, não o obrigue a vestir nada que o faça sentir-se desligado da sua personalidade.

3. Não pergunte se não quiser ouvir a resposta

Durante o planeamento do casamento as dúvidas amontoam-se e as indecisões crescem. Tudo isto é normal e faz parte do processo. Porém, se já decidiu o esquema de cores ou que a cor das toalhas da mesa da recepção do casamento vai ser o bege, não vá perguntar ao seu noivo se acha bem o bege, apenas para reforçar a sua decisão, pois ele poderá questionar a sua decisão, não sendo isso o que esperava que acontecesse. Se sabe o que quer, aja de acordo com isso, em vez de colocar o noivo numa posição que não é a melhor para ambos.

4. Tenha a noção que o noivo pretende que o casamento corra tão bem e seja tão agradável para todos tal como você

Só porque o noivo não se parece preocupar com o tom das flores a colocar nas mesas da receção do casamento, isto não significa que ele não se preocupe com o bom resultado do casamento. Não seja demasiado rápida a decidir que ele não se interessa. Isso apenas significa que ele não se sente tão capaz de opinar sobre esses detalhes pois considera a noiva bem mais capaz de o fazer.

5. Aceite que os convidados dele são tão importantes como os seus

Por vezes acontece que a noiva não gosta muito de um familiar ou até de um amigo do noivo e tem tendência a sugerir que não seja convidado ou até colocá-lo bem longe no local da receção. Não caia no erro de sugerir este tipo de coisas ao seu noivo. Por muito que não goste de algum amigo ou familiar do seu noivo, evite o favoritismo, o casamento pertence a ambos e ambos os convidados são importantes.

6. Deixe-o decidir no que ele pretende participar

Certamente que o seu noivo preferirá ficar responsável por algumas tarefas em vez de participar em todos os detalhes e em algumas micro-decisões. Ele provavelmente terá preferência em por exemplo: elaborar a lista das músicas que o DJ irá passar no baile do casamento, tratar do aluguer do transporte do dia do casamento, e até repartir algumas tarefas como enviar os convites, selecionar o local da cerimónia e receção… Não assuma logo que ele vai fazer algo; pergunte-lhe honestamente acerca do que é que ele prefere gerir durante o planejamento do casamento. Para isso, faça previamente uma lista com todas as tarefas principais, o que elas envolvem, e deixe-o escolher o que ele prefere fazer.

7. Aceite uma despedida de solteiro com confiança

Embora a despedida de solteiro com os amigos possa ser para si uma ideia menos atraente especialmente se não gosta que ele beba demais ou que faça tontarias com os amigos, a verdade é que isso faz parte do juízo do noivo, e ele deve ser a última pessoa a julgar sobre a sua despedida de solteiro. Porém, isto não significa que ele possa fazer o que bem entender, significa que poderão negociar algumas ideias que os amigos dele tenham proposto, tais como sessões de striptease. Contudo, deverá confiar no seu noivo, pois a confiança é uma fonte sagrada de um bom casamento, e nestas ocasiões ela deverá funcionar acima de todos os outros sentimentos. Mostre-lhe que confia nele, e porque é que o faz.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A escolha do vestido para o casamento Civil...

 


 Existem cada vez mais casais que optam pelo casamento civil. Embora a escolha de um vestido de noiva adequado para uma cerimónia civil possa parecer, à primeira vista, muito complicado, nada mais simples. Leia as nossas dicas.

Apesar das várias hipóteses para escolher um vestido de noiva, muitas mulheres que casam pelo civil inclinam-se para um estilo clássico, mas a verdade é que o casamento civil, que normalmente se celebra na própria conservatória ou, por exemplo, numa quinta, tem as suas regras próprias e o seu protocolo.


1 Os casamentos civis distinguem-se, entre outras coisas, dos casamentos religiosos, por serem mais simples, tanto na forma como no conteúdo.

2 Existe maior liberdade na escolha do traje. No entanto, isso não significa que não existam algumas roupas mais adequadas do que outras. Casaco e gravata para os homens e vestido, calças ou saia para as senhoras continua a ser o mais comum.

3 Dependendo da época em que se realiza o casamento, o vestido de noiva poderá ser curto ou comprido. O branco, deixa obviamente de fazer parte do protocolo. Recomendam-se cores suaves, embora cada noiva faça o que quiser.

4 Se o casamento é no Inverno, o melhor é optar por um conjunto que ligue entre si todas as peças. O vestido de noiva com casaqueta poderá ser outras das opções mais apropriadas.

5 Para os dias mais quentes, tanto na Primavera como no Verão pode-se optar por um vestido curto ou comprido segundo o gosto da noiva, embora seja certo que a opção de um vestido de noiva com linhas simples e elegantes sem caudas e rodas nem véu, tem cada vez mais adeptos.

6 Quase todas as colecções de vestidos de noiva incluem vários modelos mais simples e para casamentos pelo civil. Por isso, não há razões para aflições!

A cerimónia civil
permite que se arrisque na cor”
7 Apesar dos vestidos de noiva não terem véu nem cauda, o ramo de flores faz parte do traje.

8 No momento de decidir o estilo do seu vestido de noiva, tenha em conta o local em que se realiza a cerimónia.

9 Os sapatos da noiva deverão ser escolhidos com rigor e tempo, pois estarão, provavelmente, à vista. Prefira um salto nem demasiado alto, nem baixo.

10  O penteado da noiva deve estar em sintonia com o vestido, embora sem monos excessivamente rígidos e muito elaborados. Penteados naturais, com madeixas soltas e acessórios como pequenas flores e outros adornos são os mais adequados para esta situação.


O mais importante

1 O mais importante é que se sinta cómoda com o vestido de noiva escolhido e que este esteja em sintonia com o local onde se realiza a cerimónia.

2 Se preferir um vestido clássico, não hesite. As regras são feitas por si!

3 Lembre-se que este é um dos dias mais importantes da vossa vida. Aproveite ao máximo.



sábado, 24 de abril de 2010

Nossa Equipe...

A  nossa equipe é formada por profissionais capacitados e que amam o que fazem, que quando são escalados para um festa fazem uma festa ainda maior pois sabem que vão estar ganhando para fazer aquilo que adoram fazer... Afinal a sua festa também é a nossa...

Veja Fotos...










Casamento de Roseane e Michele...

Como você pode contratar um organizador ou cerimonialista?

Um designer profissional de casamentos (também referido como organizador), é uma decisão que os noivos devem pensar tomar um ano antes do casamento.

Um bom organizador de casamentos deve acompanhar os noivos nas diversas fases do planeamento do casamento. Deve-se ter em atenção que este profissional deve ser alguém com experiência, e que seja capaz de reunir uma equipa de profissionais, desde o catering até ao fotógrafo, assegurando que o vosso casamento será o acontecimento que sempre sonharam.

Encarreguem-se de obter logo no início, referências sobre a pessoa a contratar, liguem para outros antigos clientes para saber se eles ficaram satisfeitos.

Desde o inicio devem ter presente que vão passar muito tempo com esta pessoa, e que deverá ser alguém com quem se sintam à vontade e confortáveis quando expõem as vossas ideias.

É importante logo na primeira reunião definir qual o vosso orçamento, e como é que o designer vai cobrar os seus honorários, que poderão ser à hora, ao dia, ou mesmo por casamento.

Na primeira reunião convém também certificarem-se de que o que vocês desejam para o vosso casamento é compreendido, sendo da mesma importância deixarem claro aquilo que vocês não desejam...

Quem convida quem, e como o deve fazer?

Tradicionalmente são os pais da noiva que fazem o convite de casamento, mas vocês também o podem fazer, ou até mesmo o pai do noivo. O propósito do convite não é, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, saber quem está a pagar o casamento. Mesmo que seja a noiva a pagar o casamento, os convites podem ser feitos em nome dos noivos ou de ambos os vossos pais. Caso sejam vocês a convidar, o nome da noiva vem sempre em primeiro lugar.

Quando o casamento é feito numa casa, normalmente contém as palavras “requisita-se a honra da sua presença”, quando é feito noutro local qualquer, normalmente o convite terá escrito “requisita-se o prazer da sua companhia”.

Para pais divorciados há regras como: cada nome dos pais em linhas diferentes do convite sem “e” ou “com” entre o nome dos dois, embora no caso de existir um laço especial de algum de vocês com o actual marido ou esposa se possa adicionar o seu nome ao convite.

Dica: Já não se usa entregar o convite em mão como no passado, assim sendo, aproveitem para tirar tempo para vocês, em vez de andar a correr de convidado em convidado a entregar convites.

Dicas para fotos perfect...

 Quem não gosta de fotos? 

Hoje em isso é uma coisa quase inedita é muito raro encontrarmos pessoas que não gostem desta forma tão simples e especial de guarda lembranças de momentos inexqueciveis de nossas vidas. Aqui tem algumas dicas de como você pode ter fotos ainda mais perfeita além do que so modelos no caso você e o noivo já proprorcionam... CONFIRA!

1. Caso o seu casamento se realize dentro de portas, decidam previamente um local exterior onde podem tirar algumas fotografias entre a cerimónia e a recepção. A luz natural dá uma nova vida às fotografias.

2. Variem o fundo nas fotografias de grupo, pôr toda a gente em frente ao mesmo arbusto, desde os vossos pais até aos vossos amigos… é absolutamente entediante!

3. Coloquem o bolo de casamento num local “clean” sem tralhas à volta que dispersem a atenção do bolo nas fotografias, como portas, vidros reflectores, etc.

4. Em vez de fotografias de pose chatas e entediantes para todos os convidados, optem por pedir ao fotógrafo que esteja atento a momentos simpáticos dos vossos convidados e vossos, e que os capture naturalmente sem perturbar ninguém.

5. Consegue-se parecer mais magro nas fotografias se parecer mais alto. Coloquem sempre os ombros para trás e ergam o queixo (não em exagero) que isto disfarça aquele papinho no queixo que ninguém propriamente adora.

6. Mesmo que normalmente não usem maquilhagem (e aqui refiro-me ao noivo também) neste dia o seu uso torna-se indispensável para dar um aspecto cuidado nas fotografias. Claro que devem usar cores de maquilhagem neutra e nada de brilhos para não reflectir nas fotografias.

7. Nem todas as fotografias têm de ter a cara de alguém. Às vezes uma mão a pegar um ramo, uma criança de costas, conta outra perspectiva da história.

8. A noiva não deve estar toda de branco, com vestido branco e ramo branco… caso o vestido seja branco, tente complementar o ramo com alguma cor, ou irá parecer um “copo de leite” nas fotografias.

9. Não tentem controlar tudo, pois são às fotografias espontâneas, que irão dar mais valor quando folhearem o álbum de casamento.

10. Trabalhem com os elementos da natureza. Um pouco de vento no cabelo ou chuva só tornam tudo mais artístico.

Como fazer a melhor maquiagem para uma foto perfeita?

Quando se pensa nas fotografias do casamento, ninguém quer aparecer com um nariz brilhante, olheiras, ou outras imperfeições para as quais a máquina fotográfica não tem clemência.
Primeiro pense se não valerá a pena contratar um profissional, não se esqueça que as fotografias não têm segunda oportunidade! Caso considere que deve ser você mesma a fazer a maquilhagem, tenha em conta estes conselhos:

  • Depois de usar um creme hidratante e de ter aplicado corrector nos pontos que necessitam, aplique uma base muito suave e bem esbatida, para não parecer que usa uma máscara.
  • Para evitar o brilho, não use pós, correctores brilhantes, use sempre maquilhagem opaca, para não reflectir o brilho.
  • Acentue as partes mais importantes do seu rosto. Para isso aplique pestanas no exterior das pálpebras, coloque gloss no centro dos lábios para parecerem maiores, coloque um pouco de blush extra.
  • Antes das fotografias formais, retoque a maquilhagem, especialmente os lábios e o rosto com pó compacto.

Dicas para a noiva estar no seu melhor...

Um casamento por muito stressante que possa ser, especialmente na sua preparação, não deve jamais ser uma fonte de mau estar ou de exaustão. No dia do seu casamento, altura em que é suposto ficar o mais radiante possível, não deve parecer cansada ou esgotada… afinal planeou tudo para que este dia fosse uma harmonia de felicidade.

1. Planeie tudo com antecedência. Faça as marcações antecipadamente, e um plano com horário quer para o dia, quer para os dias que antecedem o casamento.

2. Marque uma massagem para a manhã do dia do seu casamento para começar esse dia relaxada.

3. Marque uma pedicura e manicura, de preferência tudo no mesmo sítio para não andar a correr de um lado para o outro. Lembre-se que podem surgir contratempos tal como o trânsito, podendo atrasar-se.

4. Marque também o cabeleireiro bem como a maquilhagem no mesmo local, pelas mesmas razões antes referidas. Se puder fazer tudo no mesmo local, excelente!

5. Antes do dia do casamento, cerca de duas semanas antes, faça um teste de maquilhagem para verificar possíveis alergias a produtos e tire uma fotografia para que no dia do casamento a maquilhadora volte a refaze-la fielmente. Observe a maquilhagem à luz que vai estar exposta no dia do casamento, e tire a (s) fotografia (s) nessas condições.

6. No cabeleireiro, antes do dia do casamento faça o mesmo com o penteado, tire fotografias, ponha o véu ou outros acessórios que pretenda usar, tire uma foto, ou várias e veja como fica na fotografia, é assim que vai aparecer nas suas fotos de casamento. Não se esqueça de verificar se é o que deseja, isto aplica-se quer ao vestido, quer ás cores da recepção, quer à maquilhagem.

7. Faça tratamentos faciais, depilação, no mínimo duas semanas antes do dia do casamento. Imagine que fica com uma irritação… este tempo é o mínimo necessário para curar o sucedido.

8. Faça um corte de cabelo pelo menos duas semanas antes do casamento. Vai dar tempo ao cabelo para ficar mais natural, ou mesmo se fizer uma coloração caso não goste ainda estará a tempo de mudar.

9. Se vai usar o cabelo preso no casamento, lave o cabelo na noite anterior e não no próprio dia, pois assim o cabelo é mais fácil de prender e de trabalhar. Caso use véu ou chapéu no cabelo e pretenda remove-los depois da cerimónia, peça ao cabeleireiro para estar presente nesse momento para a ajudar a remover com cuidado, e dar uns retoques caso seja necessário.

10. Se o casamento vai ser no Verão ou num local com muito sol, não se esqueça de aplicar protector solar por baixo da maquilhagem e nos locais do seu corpo que vão estar expostos ao sol.
 
11. Caso a cerimónia dure até à noite, peça à maquilhadora para no fim da tarde retocar a maquilhagem, pois à noite a maquilhagem deve sempre ser um pouco mais forte e carregada, para as fotografias, e para o próprio ambiente.

12. Não vá fazer solário antes do dia do casamento, ou mesmo apanhar sol, pois ficar com a pele toda manchada ou com um escaldão não é nada agradável em altura alguma, muito menos no dia do seu casamento!

Fonte: O nosso Casamento

Algumas dicas de como poupar dinheiro nas bebidas

1. Em vez de uma recepção sentada com bar aberto, façam um brunch, ou seja um pequeno-almoço especialmente reforçado, que pode ser servido até às 12h com bebidas não alcoólicas ou com mimosas (champanhe com sumo de fruta), super elegante!

2. Se tem como prioridade um bar aberto para os convidados e uma festa maior, em vez de um jantar ofereçam um almoço. As pessoas bebem menos a esta hora que à noite.

3. Ofereçam só bar aberto depois da refeição, e sirvam vinho e sumo durante a refeição.

4. Não coloquem bebidas com alto teor de álcool, como vodka, licor, whisky à disposição. Optem por colocar vinho, cerveja, sumo e champanhe para os brindes.

5. No início da recepção coloquem cocktails de chá gelado com menta e cocktails coloridos de sumos de fruta misturados com água gaseificada e pedacinhos de fruta, assim os convidados beberão menos álcool, e claro é chiquérrimo!

6. Numa festa no Verão, ofereçam cocktails (margaritas, piña colada ou daiquiris), a probabilidade de alguém beber será de um ou dois no máximo. São cocktails de consistência espessa que enchem muito mais, e claro o seu efeito visual é marcante.

7. Não coloquem o vinho nas mesas. Peçam aos garçons para estarem atentos ás mesas, sendo eles a servir as bebidas e perguntarem se os convidados desejam mais.
8. Se optarem por fazer a recepção num domingo à noite, as pessoas vão beber menos pois no dia seguinte têm de trabalhar…

Dicas para que a recepção não seja um caos

Se este é o vosso dia, também é um dia importante para os vossos convidados, pois também vos são estimados. Como tal, pretendem proporcionar-lhes o maior conforto e um dia de felicidade partilhada. Este dia deve ser bem planeado, para que não hajam surpresas desagradáveis ou momentos de stress.

1. No local da cerimónia coloquem para cada convidado, um pequeno guia para que possam seguir a cerimónia, proporcionando ao convidado um sentimento de pertença no ritual.

2. Façam um plano para a localização de cada um dos convidados, quer no local da cerimónia, quer no local da recepção. Mesmo que cada lugar não tenha cartões formais com os nomes dos convidados, façam uma lista das mesas, de quem se vai sentar nelas, deixando-as à disposição dos convidados para não criar um caos nestes momentos. Mais vale perder algum tempo a planearem tudo do que passarem o dia preocupados com pequenos problemas evitáveis com um pouco de organização prévia.

3. Coloquem áreas para fumadores, e para não fumadores se isso for possível, visto que ninguém tem de suportar o fumo incomodativo de outros.

4. Não coloquem só champanhe para servir com os aperitivos, ou mesmo só com o bolo, certamente haverá convidados que não bebem bebidas alcoólicas como por exemplo, as crianças.

5. Coloquem o menu em todas as mesas para que os convidados saibam o que podem escolher entre os vários pratos.

6. Não deixo de referir que os vossos convidados são importantes, e como tal, assim os devem fazer sentir. Durante a recepção e durante os diferentes pratos cumprimentem cada um, convivendo, sendo cordiais e educados, agradecendo a sua presença neste dia tão especial para vocês.

7. Previnam possíveis problemas e tenham sempre uma série de coisas que podem faltar no dia, quer para vocês, quer para os convidados. Coloquem estes itens nas casas de banho ou entreguem-nas a alguém que fique responsável por elas. No caso de aparecer alguém a pedir alguma coisa, dirijam-na a essa pessoa… não vão passar a festa numa correria e a entregar pensos aos convidados?!

Lista de itens a disponibilizar:
  • aspirinas;
  • antiácidos;
  • alfinetes de ama;
  • pensos;
  • pensos higiénicos;
  • tampões;
  • pastilhas de mentol;
  • verniz incolor para remendar os colants;
  • colants cor de pele para as senhoras;
  • meias pretas para os senhores;
  • kit de costura,
  • fio dental;
  • escova de cabelo;
  • baton hidratante.

Modelos de convites de casamento

Quando são os pais da noiva a convidar


João Silva e Alberta Costa
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Maria José Silva
a
João Alberto Freitas …


Quando os pais da noiva convidam com os pais do noivo


João Silva e Alberta Costa
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Maria Fernanda Silva
com 
André Cerqueira
filho de Albertina Reis e Manuel Cerqueira…


Quando ambos os pais convidam


João Silva e Alberta Costa
com
Armindo e Patrícia Alves
requisitam a honra da sua presença
no casamento de
Cristina Esteves
com
Rui Alves…


Quando noiva e o noivo decidem honrar um parente falecido


Alberta Silva
requisita a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Cláudia Silva
também filha do falecido António Silva
com
José Fidalgo
filho de João e Manuela Fidalgo ou
(filho de João Fidalgo e da falecida Manuela Fidalgo)
ou,
Cláudia Silva
filha de
Alberta e António Silva
(ou filha de Alberta Silva e do falecido António Silva)
e
José Fidalgo
filho de João e Manuela Fidalgo
(ou filho de Manuela Fidalgo e do falecido João Fidalgo )
requisitam a honra da sua presença…


Quando ambos os pais da noiva convidam, mas são divorciados


Francisco Pires
e
Joana Esteves
com
Orlando e Rute Alves
requisitam a honra da sua presença
no casamento de
Cristina Pires com
Rui Alves…


Quando o padrasto da noiva convida com a mãe


Sr. João Pereira e Srª Manuela Santos
requisitam a honra da sua presença
no casamento da sua filha
Gabriela Fernandes
com
Nuno Silva…


Um convite feito pelo casal de noivos para o casamento e para a recepção


Requisitamos a honra da sua presença
no casamento de
Constança Martins
com
Bruno Marques
Sábado, dia sete de Abril pelas quinze na Igreja de S. João, e
mais tarde para a recepção no Hotel Grévia…
RSVP

Nota: Para casamentos menos formais a frase “requisitamos a sua presença” poderá ser substituída para “convidamo-lo para o casamento de ”. Poderá começar por exemplo com: ”Gostávamos que se juntasse a nós para celebrar…” ou “Esperamos que se junte a nós para celebrar…”, etc.


Um convite que reflicta o vosso estilo como casal poderá de ser semelhante ao seguinte


Luísa Pato
e
Nuno Patrício
convida-o a partilhar momentos de felicidade
no dia do seu casamento…


Caso seja o casal a convidar, mas fazendo honras aos seus pais


Solange Martins
filha de Carolina e Sérgio Martins
e
Patrício Barros
filho de
Berta e Carlos Barros
requisitam a honra da sua presença…


Caso optem por algo como um convite escrito à mão como um convite para uma festa mais íntima ou até mesmo um email


Caros João e  Eliana,
Pedro Nunes e eu iremos casar-nos no dia 5 de Junho, às 14 horas,
na nossa casa, seguido de bolo e champanhe.
Por favor apareçam e celebrem connosco.
Carinhosos Cumprimentos
Luísa Mendes

Convites para a recepção do casamento

Muitos preferem incluir a informação sobre a recepção do seu casamento no próprio convite da cerimónia. Contudo, existem alturas que se separa o convite da cerimónia do da recepção. Isto dá-se quando a recepção acontece num horário diferente do casamento, e quando alguns são convidados para a recepção e não para a cerimónia.
Muitas vezes pais divorciados dividem os convites, podendo um convidar para a recepção e outro para a cerimónia.
Adicionalmente, o convite para a recepção pode incluir informação não mencionada no convite de casamento, como a indumentária a usar, como por exemplo o fraque. Este exemplo é muito útil para convites de recepção, para os que por exemplo, querem ter um casamento no local da noiva, ocorrendo a recepção no local do noivo. Não é de bom-tom convidar para a cerimónia e não para a recepção!
O prazer da sua companhia é requisitado
na recepção do casamento de
Mariana Gonçalves
e
Diogo Pires
Sábado, dia três de Outubro às doze horas
Local….
(Opcional: Requer fraque)
RSVP
Morada


O cartão de resposta (RSVP)

O cartão de resposta é relativamente recente, como tal é opcional. O facto é que facilita muito o processo de resposta. Para ajudar a saber de quem é o cartão de resposta escrevam ou o nome do convidado ou um número que associem ao convidado. A resposta ao convite sem cartão RSVP deve ser dada por uma carta escrita à mão. Mas hoje em dia quem é que ainda sabe escrever uma resposta correctamente a um convite?
Caso optem por não usar um cartão de resposta (RSVP), devem enviar com o convite um pequeno cartão pessoal com o nome e contacto de resposta. Este cartão pode iniciar-se com: “Requer-se o favor de responder até o dia vinte de Abril de 2006. ”, podem também optar por escrever o mesmo no convite da recepção.
A noiva deve receber em retorno uma resposta formal no cartão dirigido ao mesmo fim. Para isso coloquem um selo no cartão RSVP antes de o colocar no envelope do convite.

Exemplo de Resposta Formal:


Joana Pulido aceita com prazer o seu convite

para Domingo, dia vinte e três de Junho.
ou,
Joana Pulido lamenta o facto de não
ser possível aceitar o convite.

Endereçar um convite de casamento

Endereçar um convite é muitas vezes um processo um pouco confuso e difícil. Os convites de casamento são compostos de envelope, convite e cartão de resposta - R.S.V.P. ou R.S.F.F.- que deve ser enviado junto com o convite no mesmo envelope. O envelope do convite deve ter sempre uma componente mais formal no endereçar do nome, enquanto o convite interior terá um endereçar menos formal. Propomos algumas breves explicações e alguns exemplos para ajudar a esclarecer certas dificuldades que possam ter nestes momentos.

Parentes

No caso de se endereçar um convite a um familiar como por exemplo uma tia, o convite deve ser dirigido à convidada Ana Paula Borges. O interior do envelope, ou seja o próprio convite será dirigido à convidada como seu respectivo título “Tia Ana Paula”. Para os convidados mais idosos que não tenham um título, tal como “Tia”, poderão endereçar o interior do envelope a Sr.ª Ana Paula Borges

Crianças

Os nomes das crianças não devem ser escritos no exterior do envelope, mas sim no próprio convite. O envelope do convite deve ser endereçado aos pais das crianças, por ex: à Sr.ª e Sr. Antunes. Os nomes das crianças deve ser escrito por extenso, mas sem o Sr. ou Sr.ª. No caso de não querem convidar as crianças, não devem mencionar os seus nomes em local nenhum do convite.

Amigos

Apesar da informalidade com que tratam os amigos mais próximos, os convites de casamento feitos a esses amigos devem ser endereçados no exterior do envelope do convite, da mesma maneira que o são no interior; ou seja, se endereçarem o convite à amiga Marina e ao seu marido André, devem endereçá-lo escrevendo os seus nomes por extenso, ou seja: Sr.ª Marina Paiva e Sr. André Paiva. O endereçar do interior do envelope deverá ser feito com os mesmos nomes por extenso.

Endereçar

Deve-se utilizar o nome completo dos convidados. Não se devem utilizar abreviaturas, excepto Sr. ou Sr.ª. Os nomes devem ser expressos inteiramente como por exemplo: em vez de utilizarem Zé Manuel devem utilizar Sr. José Manuel. Também não é próprio utilizarem nomes sem o Sr. ou Sr.ª.

Símbolos, datas e horas

Não usem símbolos como por exemplo o “&”, em vez de utilizarem “e”. No endereço aplica-se a mesma regra, também devem escrever Rua em vez de R. ou Avenida em vez de Av. Usem símbolos ou figuras só quando escreverem códigos postais ou números de rua. A data no convite deverá sempre ser expressa por extenso, por exemplo: trinta e um de Julho de dois mil e sete. As horas seguem o mesmo formato deve-se escrever por exemplo: pelas catorze e trinta.

Nomes

Se souberem o nome completo devem utilizá-lo, senão devem utilizar o nome principal e o apelido, o importante é não utilizar iniciais.

Preparar o envio do convite

Deve-se inserir primeiro a parte de baixo do convite no envelope com a face impressa para cima, para que quando o convite seja aberto, o lado impresso seja o primeiro a ser visualizado.

Colocar o cartão de R.S.V.P.

Se incluíram um cartão R.S.V.P., devem colocar juntamente um selo no envelope, para o seu reenvio. O cartão de R.S.V.P. deve ser colocado no envelope em primeiro lugar antes de ser colocado o convite, para que em primeiro lugar seja visualizado o convite de casamento em vez do cartão de resposta deixando o convidado confuso.

Exemplos de como endereçar um convite de casamento:

Convidado
Exterior do envelope
Interior Envelope - Convite
Casal casado com o apelido do marido, com filhos com menos de 18 anos Sr.ª Maria e Sr. António Cunha Sr.ª Maria Cunha e Sr. António Cunha, Marta e Francisco
Casal casado com apelidos distintos
Sr. Pedro Silva e Sr.ª Carla Patrício
Sr. Pedro Silva e Sr.ª Carla Patrício
Homem solteiro com extensão para um acompanhante
Sr. Bruno Alves
Sr., Bruno Alves e Convidado
Mulher solteira
Sr.ª Alberta Marques
Sr.ª Alberta Marques
Mulher divorciada
Sr.ª Margarida Coelho
Sr.ª Margarida Coelho
Viúva Sr.ª Márcia Cunha Sr.ª Márcia Cunha
Um ou dois irmãos com mais de 17 anos a viver com os pais Os Srs. José e Francisco Matias Os Srs. José e Francisco Matias
Duas ou mais irmãs com mais de 17 anos a viver com os pais As Meninas Cristina e Eliana Oliveira As Meninas Cristina e Eliana Oliveira
Casal a viver junto Sr.ª Patrícia Couto e Paulo Castro Sr.ª Patrícia Couto e Paulo Castro

Decoração de Casamentos

A decoração sempre é um dos maiores diferenciais do casamento...

Veja a qui algumas fotos...




Casamentos Cia da Noiva

Nós fazemos parceria com varias empresas de noivas e uma delas e a Cia da Noiva e Noivos. Já trabalhamos com varios casamentos deles... tanto completo como só decoração.

Lilas Branco e Prata

Confira as Fotos...

Casamento 26  de Setembro de 2009

































































































































Casamento dia 20 de Janeiro de 2010
















sexta-feira, 23 de abril de 2010

Casamento de Roseane e Michele

Este casamento foi muito especial para nós. Ele um Italiano Simpatissisimo, Ela uma Brasileira que despensa Comentarios, ambos apaixonadissimos e super legais. vinheiram para o Brasil em especial a Cidade de Natal para celebrar juntamente com a familia da noiva o enlance matrim onial do casal que já haiam se casado na Italia e resolveram  comemorar aqui também.

A cerimonia foi realizada na Igreja Catolica do Mirassol e a recepção foi realizada no Salão Paroquial por tráz da igreja.

Confira as fotos...

Os Noivos...

























A decoração...














E no Final de tudo o nosso maior desejo é que eles sejam felizes para sempre...